Desenho esquemático realizado com base no estudo de peças cadavéricas e no conteúdo dos livros:
Atlas de Anatomia Humana - Frank H. Netter
Anatomia Orientada para a Clínica - Keith L. Moore
Clinical Anatomy and Physiology of the Visual System - Lee Ann Remingtonm, OD, MS, FAAO (3ed)
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O olho é um órgão sensorial especial formado por três camadas ou túnicas: a camada fibrosa externa, a camada média vascular e a camada nervosa interna.
- CAMADA FIBROSA EXTERNA: é constituída por tecido conjuntivo é composta pela córnea e pela esclera.
- CÓRNEA - Permite a entrada dos raios luminosos no globo ocular e, por refração, ajuda a focar os raios na retina.
- ESCLERA - É o branco opaco do olho, coberto por uma conjuntiva transparente.
- CAMADA MÉDIA VASCULAR (ÚVEA): é formada pela íris, pelo corpo ciliar e pelo coroide.
- ÍRIS - Atua como um diafragma, regulando a quantidade de luz que entra na pupila. Ela possui dois músculos (dilatador e esfíncter da pupila) que controlam a forma e diâmetro da abertura.
- CORPO CILIAR - Produz os componentes do humor aquoso e possui músculos que controlam a forma das lentes (cristalino).
- COROIDE - É a parte posterior da úvea. É um emaranhado de anastomoses de vasos sanguíneos que constitui uma densa rede capilar. Ele cerca a retina e nutre sua camada externa.
- CAMADA NERVOSA INTERNA: é formada pela retina.
- RETINA - É um tecido nervoso que converte luz em um impulso elétrico que percorre uma via a partir do nervo óptico. A retina é constituída por diversas células. Algumas delas estão organizadas "na vertical", e são elas os fotorreceptores, os neurônios bipolares e as células ganglionares. Os fotorreceptores, quando expostos à luz, despolarizam porque possuem pigmentos sensíveis à luminosidade (rodopsina nos bastonetes e iodopsina nos cones). A luz atua na proteína opsina e num carotenoide, levando á decomposição desses pigmentos e, consequentemente, alteração do potencial elétrico da célula, o que desencadeia o impulso nervoso. A passagem do estímulo ocorre dos fotorreceptores para os neurônios bipolares e destes para os neurônios ganglionares, cujos axônios constituem o nervo óptico. Além destas, a retina também possui células de associação, ou seja, células que "associam os neurônios". Elas são as células "organizadas na horizontal". São as células horizontais e amácrinas. Há, também, as fibras neurogliais ou de Mueller, que são responsáveis pela sustentação.
O interior do olho é formado por 3 câmaras e pelas lentes (cristalino):
- CÂMARA ANTERIOR: fica atrás da córnea e na frente da íris e das lentes (cristalino). Contém humor aquoso e é contínua com a câmara posterior através da pupila.
- CÂMARA POSTERIOR: fica atrás da íris e no "equador" das lentes (cristalino), separando-as dos corpos ciliares. Também contém humor aquoso.
- Humor Aquoso - é produzido pelo corpo ciliar e nutre as estruturas ao redor, especialmente a córnea e as lentes.
- CÂMARA ou CORPO VÍTREO: é um espaço grande, adjacente à camada interna da retina e delimitado anteriormente pelas lentes (cristalino). Contém humor vítreo.
- Humor Vítreo - é uma substância tipo gel, responsável pela manutenção da forma do olho.
- CRISTALINO ou LENTES: são lentes biconvexas que permitem a acomodação entre a visão de perto e a visão de longe por meio da alteração da sua forma, que é promovida pelo músculo ciliar. É um tecido avascular, elástico, com um núcleo e um córtex. Possui uma cápsula hialina elástica que forma um invólucro que evita a entrada de líquido e opacificação do cristalino. As lentes ficam na área da câmara posterior e potencializam a refração que permite focar as imagens com maior precisão na retina.
- Limbus - É a região de transição da córnea para a esclera e conjuntiva, perto da íris.
REFERÊNCIAS: Clinical Anatomy and Physiology of the Visual System - Lee Ann Remington, OD, MS, FAAO (3ed) + informações de aula.
ATENÇÃO: É possível que o conteúdo contenha algum erro eventual. Ao estudar, sempre utilize uma fonte bibliográfica confiável.